Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/11/2007 - 19h08

Petrobras diz que alta do gás vai garantir investimentos na produção

Publicidade

CIRILO JUNIOR
da Folha Online, no Rio

A diretora de Gás e Energia da Petrobras, Maria das Graças Foster, justificou nesta quinta-feira o aumento, por ela anunciado, do preço do gás.

Segundo ela, a necessidade de se aumentar o insumo em 15% a 25% nos próximos dois anos se deve ao custeio dos investimentos em exploração e produção de gás. Graça também disse que o preço do gás está descolado da cotação do petróleo.

"A cadeia de petróleo e gás, não só no Brasil como no exterior, está sob forte aumento de custos. Entendemos que o gás, hoje, está descolado da variação do preço do petróleo e consideramos devido um aumento do preço do gás em função da necessidade de se investir para buscar gás", disse.

Graça citou ainda que a Petrobras "faz um pesadíssimo" investimento em infra-estrutura para ampliar a rede de distribuição do combustível. Segundo ela, o preço mais alto vai garantir que os investimentos possam ser feitos de forma continuada.

"Temos uma política de preços em curso, e esse aumento é suavizado ao longo de determinado número de meses, que ficam de acordo com o interesse de nossos clientes, que são as distribuidoras", observou.

Ela disse que vai negociar o ajuste do preço do gás de forma individual, com cada distribuidora, para definir qual será a melhor forma de correção do preço do gás.

A diretora negou ainda que o País passe por uma crise de gás, o que está em pauta desde que a estatal tentou reduzir a distribuição do combustível para o Rio de Janeiro na semana passada.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite o endereço wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página