Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/11/2001 - 12h11

Congresso dos EUA hesita em dar carta branca para Bush negociar

Publicidade

da France Presse, em Washington

O governo do presidente George W. Bush espera chegar à reunião da OMC (Organização Mundial do Comércio) com o aval do Congresso para negociar acordos comerciais sem risco de que sejam alterados pelos parlamentares.

A votação do projeto antes da conferência da OMC, que começa na sexta-feira, poderá ser impedida por perturbações no funcionamento do Congresso decorrentes, principalmente, dos alarmes sobre casos de antraz após os atentados de 11 de setembro.

O secretário americano de Comércio, Robert Zoellick, afirma que deve conseguir, pelo menos, o voto dos representantes. Ainda que na Câmara Baixa os republicanos sejam maioria, conseguir o voto da Autoridade de Promoção Comercial (APC, na sigla em inglês) deve ser difícil para o governo Bush.

A APC permitirá ao Executivo negociar acordos comerciais com países e depois submetê-los à aprovação do Congresso. Este poderá aceitá-los ou não, mas não terá o poder de fazer emendas.

''O que precisamos é de uma data (para que o Congresso decida sobre a APC). Sem uma data não temos como pressionar'', ressaltou Zoellick.

O secretário americano se dedica à aprovação da APC -conhecida anteriormente como ''fast track''- antes da reunião de Doha para garantir sua boa vontade aos parceiros dos EUA.

Leia mais:
  • Veja os reflexos da guerra na economia

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página