Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/11/2007 - 08h46

Japão e Asean aprovam acordo de livre-comércio

Publicidade

da Efe, em Cingapura

O Japão e a Asean (Associação das Nações do Sudeste Asiático) aprovaram nesta quarta-feira um acordo de livre-comércio, com o objetivo de eliminar as barreiras comerciais em um prazo de 10 anos.

O consenso foi anunciado numa cerimônia com o primeiro-ministro do Japão, Yasuo Fukuda, e os representantes dos 10 países da Asean.

"Os líderes dão as boas-vindas à bem-sucedida conclusão das negociações para o Acordo de Associação Econômica", diz o comunicado.

O texto explica que o Japão eliminará as tarifas sobre 90% dos produtos que importa da Asean. As exceções serão o arroz, a carne e os laticínios.

O acordo deverá ser confirmado no próximo ano pelos Parlamentos do Japão e dos países da Asean (Filipinas, Tailândia, Brunei, Indonésia, Malásia, Camboja, Laos, Cingapura e Mianmar).

É o primeiro acordo de livre-comércio multinacional do Japão, que já assinou tratados com o México, Chile e seis países da Asean (Tailândia, Cingapura, Indonésia, Brunei, Filipinas e Malásia).

A China também planeja aprovar neste ano um tratado de comércio com a Asean, que entrará em vigor em 2010 e afetará cerca de dois bilhões de pessoas.

O Japão é o terceiro maior parceiro comercial da Asean. A balança comercial chegou a US$ 163 bilhões em 2006.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página