Dinheiro
28/11/2007 - 10h10

Natal terá presentes mais caros e menos viagens

Publicidade

ITALO NOGUEIRA
da Folha de S.Paulo, no Rio

As férias de fim de ano terão 12,9% menos famílias viajando em relação a 2005, indica pesquisa da FGV (Fundação Getulio Vargas). O medo do caos aéreo incentivou o uso das estradas para turismo: 51,3% utilizarão automóveis para viajar.

Ao mesmo tempo, os consumidores estão dispostos a gastar mais no Natal: 15% dizem que vão aumentar os gastos com presentes no final do ano. A viagem, considerada atualmente um "presente de grego" após o início do caos aéreo, caiu de 0,8% para 0,1% na preferência dos chefes de família.

O pesquisador Aloísio Campelo, coordenador das pesquisas de sondagens conjunturais do Ibre (Instituto Brasileiro de Economia) da FGV, afirmou ser "possível" que os consumidores estejam trocando as viagens por presentes mais caros. "Pode haver outras variáveis. Não podemos atribuir isso apenas ao caos aéreo."

Os dados foram pesquisados em conjunto com a Sondagem de Expectativa do Consumidor. A pesquisa apontou que o consumidor aumentou sua satisfação com a situação econômica atual, mas a expectativa para os próximos seis meses sofreu leve queda em relação a outubro.

A pesquisa foi feita em sete capitais (São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília, Salvador e Recife) entre os dias 1º e 21 deste mês com 2.100 entrevistados, divididos igualmente em quatro faixas de renda.

Transporte

Após um ano de caos aéreo com filas e atrasos nos vôos, dois graves acidentes com, ao todo, 353 mortes, menos consumidores escolheram o avião como meio de transporte para a viagem de férias. Em novembro, a opção pelo carro foi recorde: 51,3% dos que vão viajar. De ônibus, serão 9,8% --ou seja, 61,1% pegarão as estradas.

Em contrapartida, o índice dos que pretendem enfrentar os aeroportos foi o segundo menor em toda a série histórica, iniciada em setembro de 2005: 38,9% --em novembro do ano passado, 43,9% escolheram o avião. O menor índice entre os que pretendem viajar foi registrado em dezembro do ano passado: 38,4%.

"A tendência de longo prazo é que as viagens de avião aumentem, já que, com a queda do dólar, as pessoas viajam mais para o exterior. Mas a queda no uso do avião e o aumento do uso do automóvel indicam que as pessoas não vão viajar para o exterior. O problema nos aeroportos é um dos fatores", disse Campelo. "Mas ainda não podemos dizer que há uma sazonalidade no uso do avião." Em 2005, antes do caos aéreo, o avião também foi superado pelo carro como opção para viagem: 41,1% em novembro, índice que permaneceu estável em dezembro, com 40,9%.

Viajando menos, os consumidores pretendem gastar mais no Natal. Apenas 25,8% dos entrevistados disseram que reduzirão as despesas com presentes neste ano --em 2006, 32% escolheram essa opção.

A pesquisa apontou que 15% gastarão mais em presentes (11,1% em 2006) e 59,2% gastarão o mesmo (56,9%). O valor médio dos presentes subiu de R$ 51,60 em 2006 para R$ 58.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite o endereço wap.folha.com.br

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca