Publicidade

Dinheiro
29/11/2007 - 09h09

China censura fotos de nudez em novo calendário da Pirelli

Publicidade

CLÁUDIA TREVISAN
da Folha de S.Paulo, enviada especial a Xangai

A Pirelli decidiu fazer a edição 2008 de seu célebre calendário na China, mas teve de se adaptar aos estritos limites da censura do governo comunista: não há nenhuma cena de nudez nas fotos, que trazem modelos vestidas com trajes de alta-costura desenhados pela maison Christian Dior.

Divulgação
China censura fotos de nudez em novo calendário da Pirelli, com 23 imagens
China censura fotos de nudez em novo calendário da Pirelli, com 23 imagens

"Chique" e "sofisticado" foram os adjetivos utilizados pelo fotógrafo francês Patrick Demarchelier para definir o calendário, o segundo realizado por ele. Demarchelier foi responsável pela edição de 2005, que teve como cenário o Rio de Janeiro e foi marcado pela ausência de roupas.

A estrela da versão chinesa é Meggie Cheung, atriz de 43 anos que já trabalhou em cerca de 80 filmes, entre os quais "In the Mood for Love" e "2046", do diretor Wong Kar-Wai, e "Herói", de Zheng Yimou. Suas fotos são as mais sóbrias do celendário. Meggie usou um traje preto, com um decote "V" que mostra apenas uma pequena parte do colo.

Caroline Trentini é a única brasileira entre as 11 modelos fotografadas por Demarchelier. Duas outras modelos chinesas aparecem na edição 2008: Mo Wandan, 20, e Du Juan, 25.

O calendário tem 23 fotos, duas para cada mês, com exceção de agosto, que traz apenas uma.

Todas as fotos foram realizadas em Xangai, centro financeiro e maior cidade da China, com 16 milhões de habitantes. Além do veto à nudez, o governo também proibiu que as modelos fossem fotografadas fumando --hábito que muitas delas cultivam.

A escolha da China não foi casual. A Pirelli acaba de inaugurar sua segunda fábrica no país, na qual investiu US$ 80 milhões. "A China representa o futuro", afirmou o presidente da empresa, Marco Tronchetti Provera, ao dar início à entrevista coletiva de apresentação do calendário, o primeiro relizado no país.

Ouça o relato da repórter Cláudia Trevisan sobre a China e da censura do governo chinês à edição do calendário da Pirelli de 2008:

Cláudia Trevisan

A jornalista viajou a Xangai a convite da Pirelli

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca