Indústria aumenta a produção, mas reduz o ímpeto em novembro
da Folha Online
Pesquisa realizada pela NTC Research aponta melhora na vitalidade do setor industrial em novembro, ainda que em intensidade menor do que no mês anterior.
O PMI (Índice Gerentes de Compras), índice geral da atividade do setor, registrou 56,4 em novembro, recuando diante sua marca mais alta (57,2), registrada em outubro.
A leitura do PMI abaixo de 50 indica queda na economia industrial, acima de 50, expansão, e equivalente a 50, ausência de mudanças. Quanto maior for a diferença do valor de 50, maior será a taxa de mudança assinalada pelo índice.
Segundo o estudo, feito a pedido do Banco Real, as condições favoráveis do mercado e o contínuo crescimento de novos pedidos levaram a indústria a expandir a produção em novembro (59 pontos), apesar de ter caído de seu ponto mais alto (61,1 em outubro).
O volume total de novos pedidos cresceu pelo sexto mês consecutivo, para 57,5 em novembro, "reforçado por uma demanda básica forte, principalmente no mercado interno". O índice em outubro, no entanto, foi de 58,9%.
Por outro lado, os níveis de estoques de produtos finais cresceram em novembro pela primeira vez em três meses --50,1, acima dos 47,0 no mês anterior. "Os entrevistados que indicaram aumento nos estoques atribuíram o aumento aos níveis crescentes de produção", aponta o levantamento.
Quanto ao nível de novos negócios originados no exterior, os dados mais recentes indicam elevação, embora a taxa de crescimento tenha sido a mais fraca em três meses. O índice alcançou o patamar de 51,5, abaixo dos 53,4 de outubro. Segundo a pesquisa, "uma demanda robusta de clientes antigos sustentou o aumento mais recente".
O índice de emprego, por sua vez, registrou 56,3, diminuindo um pouco dos 56,8 do mês anterior, mas acima da média da pesquisa (53,4).
Preços
Segundo o estudo, cerca de 9% dos entrevistados da pesquisa disseram ter de aumentar seus preços de fábrica, atribuindo esse aumento aos ajustes de preços proporcionais aos aumentos de custos. "Houve relatórios de preços mais altos para várias matérias-primas, incluindo petróleo, produtos alimentícios e plásticos", apontou o estudo.
O índice de bens finais ficou em 51,1, levemente abaixo dos 51,2 de outubro, enquanto o índice de preço de insumos passou de 55 em novembro, antes 58,6 no mês anterior. A inflação de preço de insumos foi a mais fraca em nove meses.
Acompanhe as notícias em seu celular: digite o endereço wap.folha.com.br
Leia mais
- Sadia compra Big Foods por R$ 53,5 milhões
- Indústrias esperam vender e lucrar mais
- Excesso de vagas no setor hoteleiro afasta investidores de SP
- Petróleo impulsiona reação da indústria naval no país
- Coleção "Biblioteca Valor" explica principais conceitos de economia
- Veja dicas para preparar o próximo orçamento da empresa
Especial


