Publicidade

Dinheiro
06/12/2007 - 16h25

Banco terá de informar em propaganda custo total de financiamento

Publicidade

ANA PAULA RIBEIRO
da Folha Online, em Brasília

As instituições financeiras terão de deixar claro aos seus clientes o custo efetivo de uma operação de crédito. A medida, que faz parte das resoluções anunciadas hoje pelo governo para a regularização de tarifas bancárias, obriga também que esse custo efetivo conste dos informes publicitários das operações destinadas à aquisição de serviços e bens, como a compra de um veículo financiado.

O objetivo é evitar que uma instituição anuncie financiamentos a taxas de juros reduzidas e, no ato do contrato, inclua tarifas como a tarifa de abertura de crédito, o que encarece o custo efetivo do financiamento. A regra vale também para os contratos de arrendamento mercantil (leasing). Para o consumidor, essa regra facilitará a comparação de taxas entre instituições.

A divulgação da CET (custo efetivo total) é uma das medidas informadas hoje pelo CMN (Conselho Monetário Nacional) e que foram anunciadas pelo ministro Guido Mantega (Fazenda) e pelo presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. Ela será obrigatória só a partir do próximo ano.

Até o dia 3 de março de 2008, as instituições financeiras deverão divulgar o custo efetivo total (CET) de uma operação de crédito, que deverá ser expressa em taxa percentual ao ano.

A CET deverá considerar o fluxo das liberações de recursos e de pagamentos, juros, tributos, tarifas, seguros e outras taxas cobradas do cliente. Essa taxa deverá constar das propagandas feitas pelas instituições financeiras.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite o endereço wap.folha.com.br

Comentários dos leitores
anonimus palhaço (2) 26/05/2009 09h42
anonimus palhaço (2) 26/05/2009 09h42
Técnicamente não houve aumento da oferta de crédito mas sim aumento nos limites de quem não as utilizam.
Isso se chama "cala boca".
O Banco do Brasil para aumentar a sua oferta de crédito precisa trocar pelo menos os burocratas com poder de decisão nas áreas relacionadas a concessão de limite a micro, pequenas e médias empresas.
Só assim as coisas vão andar...
sem opinião
avalie fechar
João Carlos Gagliardi (1354) 25/05/2009 22h53
João Carlos Gagliardi (1354) 25/05/2009 22h53
Banco do Brasil libera mais R$ 13 bi para crédito...
Normalmente o crédito aqui, vai para quem não precisa de dinheiro.
O problema que vivemos agora, é muito mais de falta de confiança, do que de falta de dinheiro...
As pessoas de forma geral, tem receio em assumir novas dívidas, sem ter alguma noção do que vem pela frente.
E mesmo com essa "queda nos juros", o custo do dinheiro, ainda é absurdamente alto e inviabiliza o crescimento acelerado da economia.
Menos juros, sempre é bom;
Mas não é o bastante...
1 opinião
avalie fechar
GERSON LOBO SILVA (39) 11/05/2009 09h17
GERSON LOBO SILVA (39) 11/05/2009 09h17
Você conhece os quatro Cavaleiros do Apocalipse? Lá vai:
Bancos - Seguradoras - Financiadoras - Planos de Saúde.
Existe um quinto mas esse não é um Cavaleiro, é o Comandante, é o Capetão: O governo e seus impostos insanos.
Onde está o Apocalipse? O Apocalipse está no seu bolso. E faz tempo, não é meu amigo? Que lástima!
16 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (24)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca