Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/12/2007 - 13h24

Ipem-SP encontra 21,39% de erros em produtos natalinos

Publicidade

da Folha Online

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) registrou 21,39% de erros em produtos de Natal, ao analisar a quantidade nas embalagens de 173 lotes de panetones, vinhos, papel de presente, frutas secas e sobremesas, itens cujas vendas aumentam muito no final do ano.

Segundo o instituto, um total de 37 lotes desses produtos pré-medidos --que chegam às prateleiras das lojas e supermercados já embalados e com a indicação do peso do produto-- estava com menos quantidade ou com menor medida do que o indicado ao consumidor.

A maior irregularidade da operação foi encontrada pelas equipes do laboratório da capital paulista. Entre 63 produtos analisados, dez estavam irregulares. O campeão foi o panetone de marca própria acondicionado pela empresa Ultra Price Supermercados Ltda., de 100 gramas. Estava em média com 18,5 gramas a menos do que o indicado na embalagem.

Outros produtos reprovados foram a fita decorativa "D"Grafia", de 50 m x 16 mm, falta de 2,4 m no comprimento; biscoito amanteigado "Santa Edwiges", pacote de 300 g, falta de 3,1 g, e guardanapo de papel "Home Fashion", de 33 x 33 cm, falta de 0,3 e 0,2 cm, respectivamente no comprimento e largura.

Também foram analisados produtos em São José do Rio Preto, onde o Ipem reprovou dez tipos de bebidas vinhos, refrigerante e espumante, quatro tipos de panetones, cinco de guardanapos e enfeites, seis de frutas secas ou cristalizadas, num total de 20 analisados.

O Ipem também mediu produtos em Bauru, São José dos Campos, Presidente Prudente, Campinas e Ribeirão Preto --os resultados por região podem ser verificados no site do órgão.

Segundo o Ipem, as empresas irregulares são autuadas e devem retirar os lotes defeituosos de circulação. Há um prazo dez dias para apresentação de defesa junto à superintendência do instituto. Após esse período, há uma análise jurídica e administrativa para aplicação de penalidade administrativa, que varia de R$ 100 ao pagamento de multas de até R$ 50 mil, dobrando na reincidência.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite o endereço wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página