Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/12/2007 - 15h29

Investimento e consumo mostram crescimento sustentável, diz Meirelles

Publicidade

da Folha Online, em Brasília

O crescimento da taxa de investimento e do consumo das famílias indicam que a expansão da economia brasileira é sustentável. A avaliação é do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, que considera que o resultado do PIB (Produto Interno Bruto) mostra a retomada de confiança do consumidor.

"Este resultado é a evidência mais concreta da retomada da confiança e da maior previsibilidade conquistada pela economia brasileira ao longo dos últimos anos, que permite o aumento da capacidade produtiva de forma a aumentar a disponibilidade de bens e serviços e o bem-estar da população", afirmou por meio de nota distribuída pela sua assessoria de imprensa --Meirelles está em Israel.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a economia brasileira cresceu 1,7% no terceiro trimestre deste ano frente ao trimestre imediatamente anterior. Na comparação com o mesmo trimestre de 2006, o PIB teve um crescimento de 5,7%.

Na mesma comparação, o investimento (formação bruta de capital fixo) apresentou uma elevação de 14,4% e o consumo das famílias, de 6%. Esses dois resultados, na avaliação de Meirelles, mostram que o crescimento do país é "vigoroso" e sustentando e que esse desempenho deve-se à estabilidade da inflação.

"O Brasil está colhendo os frutos da estabilidade econômica", concluiu.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página