Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/12/2007 - 16h38

Comércio vende 6% mais com proximidade do Natal, diz Serasa

Publicidade

da Folha Online

As vendas do comércio aumentam com a proximidade do Natal, informou a Serasa nesta segunda-feira. Em levantamento realizado na última semana --entre os dias 10 e 16-- em todo o país, o setor registrou vendas 6% maiores quando comparadas ao período equivalente de 2006 (11 a 17 de dezembro).

No último fim de semana (14 a 16), as vendas do comércio aumentaram 5,5% no país em relação ao período de 15 a 17 de dezembro de 2006. Na cidade de São Paulo, o índice foi ainda maior, de 6,9% em relação ao mesmo período de 2006. Entre os dias 10 e 16, o crescimento em São Paulo foi de 5,3%, segundo a Serasa.

Os técnicos da Serasa atribuem o resultado às "melhores condições de emprego e renda da população, além do expressivo aumento do crédito, que de janeiro a outubro atingiu 28,1%, do alongamento dos prazos de financiamento, da inadimplência do consumidor estabilizada e das promoções do varejo em termos de preços".

A oferta de produtos importados e o adiamento das primeiras parcelas de pagamento também ajudam a aumentar as vendas, segundo os técnicos.

Otimismo

Pesquisa divulgada na semana passada pela Serasa aponta otimismo entre os comerciantes para o desempenho neste Natal -- 61% espera ampliar o faturamento na data. O patamar é o maior em dois anos, desde que a Pesquisa Serasa de Perspectiva Empresarial foi iniciada.

As estimativas indicam crescimento médio do faturamento de 15,5% no Natal deste ano em relação ao do ano passado. Os celulares deverão puxar mais uma vez as vendas no Natal, para 30% dos entrevistados, seguidos por confecções e acessórios, eletrônicos, eletrodomésticos, brinquedos, perfumaria e cosméticos, DVD's, CD's , livros e agendas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página