Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/11/2001 - 06h21

Funcionários da Volks retornam ao trabalho e discutem proposta

Publicidade

FABIANA FUTEMA
da Folha Online

Os 16 mil trabalhadores da Volkswagen de São Bernardo do Campo (ABC paulista) devem retornar hoje ao trabalho. A proposta apresentada pela montadora para acabar com os protestos dos funcionários será apresentada durante assembléia realizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC às 7h desta segunda-feira.

Os metalúrgicos estão em greve desde a segunda-feira da semana passada em protesto contra as 3.000 demissões comunicadas por carta da montadora no dia 8 deste mês.

Segundo o coordenador da comissão de fábrica da Volks, Hélio Honorato, os trabalhadores terão até quarta-feira para analisar a proposta elaborada na Alemanha pelo Sindicato e dirigentes mundiais da montadora para suspender as demissões.

A proposta prevê o retorno ao trabalho de metade dos 3.000 demitidos e licença remunerada até 31 de janeiro do ano que vem para o restante. Ao mesmo tempo, a empresa abrirá um PDV (programa de Demissão Voluntária) para 700 trabalhadores. Para estimular a adesão ao PDV, a Volks pagará um adicional de 0,4 salário por ano trabalhado e garantirá três meses de assistência médica.

Se os funcionários que aderirem ao PDV também tiverem entrado na lista de licença remunerado, haverá o pagamento de um bônus adicional de R$ 3.000. Para garantir o nível de emprego da fábrica do ABC, a montadora pretende reduzir em 15% a jornada de trabalho, o que criaria uma semana de trabalho de quatro dias com corte de salário equivalente. O desconto, de 15%, será obtido reduzindo o reajuste na data-base da categoria e cortando uma porcentagem do PLR (Participação nos Lucros e Resultados).
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página