Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/11/2001 - 09h41

Terror coloca o mundo em recessão pela 1ª vez em 20 anos, diz OCDE

Publicidade

da Folha Online*

A economia mundial começa a dar fortes evidências de estar em recessão pela primeira vez em 20 anos após os ataques de 11 de setembro nos Estados Unidos, segundo a OCDE (Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico). A pesquisa leva em conta as projeções econômicas das 30 maiores economias do mundo.

A notícia boa é que a recuperação deverá acontecer já no próximo ano. De acordo com o relatório da OCDE, a recuperação dos EUA, a motor da economia internacional, no entanto, só virá em meados de 2002. Mas antes disso, dois milhões de trabadores deverão perder seus empregos.

"Os ataques terroristas de 11 de setembro forneceram um forte choque para a economia mundial. A produção dos países da OCDE deve contrair-se levemente na segunda metade deste ano -pela primeira vez em 20 anos- e deve continuar fraca na primeira metade do próximo ano", afirmou o relatório.



EUA, motor da economia mundial
A OCDE previu que a atividade dos Estados Unidos na segunda metade deste ano e nos primeiros seis meses de 2002 irá se contrair 0,6% e 0,1% respectivamente, alcançando a definição técnica de recessão de dois trimestres consecutivos de recessão.

A projeção da OCDE para os Estados Unidos é de um crescimento de 0,7% em 2002, recuperando-se para 3,8% em 2003. Segundo o relatório, a área da OCDE está em recessão no momento, devendo crescer apenas 1% no próximo ano, passando a uma expansão de 3% em 2003.

  • * Com France Presse e Reuters
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página