Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/11/2001 - 12h05

Zona euro tem nova retração na atividade industrial

Publicidade

da Folha Online

A atividade industrial na zona do euro se contraiu no terceiro trimestre, aprofundando a recessão do setor, apesar de a produção ter caído menos do que esperado em setembro, mostraram dados na terça-feira.
A Eurostat, agência de estatísticas da União Européia, informou que a produção industrial nos 12 países da zona do euro recuou 0,3% no terceiro trimestre em relação ao trimestre anterior.

A contração no terceiro trimestre ocorreu, apesar de em setembro a produção ter caído 0,5% em relação ao mês anterior e 0,6% em comparação com o mesmo período do ano passado, que foi menos do que os declínios esperados pelos economistas consultados pela Reuters.

Embora os dados de setembro tenham sido menos fracos do que os mercados financeiros esperavam, analistas acreditam que o impacto econômico total dos ataques aéreos ocorridos nos Estados Unidos em 11 de setembro pode se tornar evidente somente quando os números relativos a outubro forem anunciados.

"O setor industrial está em recessão e, embora os números de setembro tenham sido melhores do que esperávamos baseado no quadro apresentado pela Alemanha, França e Itália, teremos que ver o que acontece em outubro", comentou Jean-Francois Mercier, economista para Europa do Schroder Saloman Smith Barney, em Londres.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página