Publicidade

Dinheiro
26/12/2007 - 07h15

Maior fabricante automotivo da China compra rival

Publicidade

da Efe, em Pequim

A maior fabricante de automóveis da China, Saic (Shanghai Automotive Industry Corporation), assinou nesta quarta-feira um acordo para comprar os setores de montagem e autopeças de uma de suas maiores rivais, a NAC (Nanjing Auto Corporation). A iniciativa dá origem a um gigante do setor, capaz de competir com os grandes produtores estrangeiros.

Pelo acordo, a Saic cede ações (4,88% do total) e mais US$ 286 milhões à NAC, segundo o comunicado conjunto das duas empresas, publicado no site do jornal estatal "Shanghai Daily".

O contrato foi assinado no Grande Palácio do Povo de Pequim.

A Saic tem 17,44% do mercado de automóveis chineses. A NAC, a fabricante mais antiga do país, forma uma empresa mista com a Fiat e detém os direitos sobre a marca MG Rover desde 2005.

"As duas partes se complementarão entre si e compartilharão seus recursos em termos de financiamento, pesquisa e desenvolvimento, publicidade, fabricação e resultados", diz o comunicado.

Volkswagen e General Motors lideraram o ranking de vendas domésticas na primeira metade do ano, com 441.584 unidades (14% do mercado nacional).

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca