Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/11/2001 - 19h12

Copom decide manter os juros em 19% ao ano

Publicidade

SANDRA MANFRINI
da Folha Online, em Brasília

O Copom (Comitê de Política Monetária) decidiu hoje manter a taxa de juros Selic em 19% ao ano, sem indicação de tendência (viés) de queda ou alta. Esta é a quarta vez que o Copom deixa inalterada a taxa de juros, em vigor desde o dia 18 de julho. A expectativa do mercado financeiro, na verdade, era mesmo a de que não haveria mudança na taxa.

Os analistas acreditam que, apesar da taxa de câmbio ter caído nos últimos dias, com os resultados das contas externas brasileiras respondendo às expectativas, a inflação ainda é um foco de preocupação grande.

O economista chefe do UAM (Unibanco Assets Management), Alexandre Mathias, não vê espaço para o BC reduzir os juros, pelo menos, até o início de 2002.

A avaliação dele é de que seria muito incoerente uma redução dos juros agora, num momento em que todas as projeções apontam para uma inflação de 7,2% neste ano acima, portanto, do teto máximo de 6% da meta inflacionária de 4%.

Os analistas entendem que esse poderia ser um sinal de relaxamento do BC diante do regime de metas de inflação. Havia quase que um pensamento unânime no mercado de que o Copom deveria manter os juros em 19% ao ano.

Na quinta-feira da próxima semana, o BC divulgará a ata da reunião do Copom, com os motivos que levaram o comitê a manter a taxa.

LEIA MAIS
  • Leia íntegra do comunicado do Copom
  • Veja a evolução dos juros este ano
  • Entenda o que é a Selic
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página