Publicidade

Dinheiro
03/01/2008 - 11h52

Planos de demissões nos EUA atingem menor nível desde 2001

Publicidade

da Folha Online

Os planos de demissões nos EUA em dezembro caíram 8,5% em 2007, em relação a 2006, atingindo o menor nível desde 2001. Em dezembro houve uma queda de 39,3% na comparação com novembro e de 18,7% em relação a dezembro de 2006. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira pela consultoria Challenger, Gray & Christmas.

Segundo a pesquisa, as empresas americanas planejaram um total de 44.416 demissões em dezembro, contra 73.140 em novembro. No ano como um todo, foram planejadas 768.264 demissões, contra 839.822 em 2006.

O setor financeiro foi o mais atingido, com 153.105 demissões (mais de três vezes o registrado em 2006), devido à crise das hipotecas de risco (chamadas de "subprime") nos EUA, que atingiu, entre outras, bancos de hipotecas e empresas especializadas em crédito imobiliário.

Em segundo vem o setor automobilístico, com 78.880 demissões planejadas em 2007. Segundo o executivo-chefe da consultoria, John Challenger, no entanto, a crise não conseguiu se traduzir em perdas de empregos generalizadas no mercado de trabalho como um todo.

"Na verdade, mesmo com o aumento das demissões no setor financeiro em agosto, setembro e outubro, o desempenho em outros setores atenuou o resultado geral no segundo semestre de 2007. Não vimos sequer o típico avanço nas demissões no quarto trimestre", disse.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca