Publicidade

Dinheiro
04/01/2008 - 11h43

Telefones que começam com 6 serão alterados em São Paulo

Publicidade

LORENNA RODRIGUES
da Folha Online, em Brasília

Os números de telefone que começam com 6 no Estado de São Paulo serão mudados a partir do dia 12. A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) deu prazo até outubro para que as empresas de telefonia troquem o dígito pelo número 2.

De acordo com a agência, isso ocorrerá porque prefixos iniciados pelo número 6 serão usados apenas para celulares. Com a mudança, 10 milhões de novos números serão liberados para a telefonia móvel.

Segundo os cálculos da agência, cerca de 2,5 milhões de telefones terão o prefixo mudado. Os telefones iniciados com 6 estão na capital --em bairros como Imirim, Lausane Paulista, Santana, Jardim São Bento, Jardim São Paulo, Vila Esperança, Vila Gustavo e Vila Guilherme, na zona norte-- e na região metropolitana, principalmente em Guarulhos.

Os assinantes têm que ser avisados com pelo menos três meses de antecedência. Segundo a Anatel, a Telefônica, primeira empresa a fazer a mudança, já avisou os clientes que terão o prefixo alterado inicialmente. Além da Telefônica, a Embratel também fará a alteração.

No primeiro mês depois da mudança, tanto o prefixo iniciado com 6 quanto o com 2 receberão chamadas. Após esse prazo, o número que começa com 6 será extinto e, por mais 60 dias, o usuário que ligar para esse telefone ouvirá uma mensagem informando da mudança.

De acordo com a Anatel, há dois anos a agência deixou de designar prefixos iniciados com 6 para a telefonia fixa. A idéia é reservar números que começam com 6,7,8 e 9 para celulares, possibilitando, assim, que o usuário saiba que pagará uma tarifa de telefonia móvel a ligar para um desses prefixos.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca