Publicidade

Dinheiro
27/11/2001 - 10h51

Economia pode reagir antes do esperado, diz Banco da Inglaterra

Publicidade
MICHEL BLANCO
da Folha Online

O presidente do Banco da Inglaterra (o BC britânico), Sir Edward George, disse que a economia global pode se recuperar no próximo ano mais cedo do que se imagina.

"A recuperação pode ser mais forte do que pode ter sido antecipado anteriormente", disse ele perante um comitê da Câmara dos Comuns (deputados eleitos pela população).

Segundo George, há uma chance 'muito pequena'' de o Reino Unido entrar em recessão. O país deverá crescer 2,75% no final de 2003, contra menos de 2% no próximo ano, de acordo com previsão do Banco da Inglaterra do início deste mês.

"No Reino Unido, a demanda interna está sendo guiada pelos gastos do consumidor, apoiado pelos gastos do governo, os quais estão ofuscando os efeitos negativos [da recessão nos EUA e Japão e desaquecimento da Alemanha]", disse o dirigente do BC britânico.

O Banco da Inglaterra já reduziu a taxa básica de juros sete vezes neste ano, acompanhando os dez cortes praticados pelo Federal Reserve (o Fed, banco central dos EUA).

Os juros no Reino Unido foram reduzidos de 6% para 4% desde o começo do ano, atingindo o menor nível dos últimos 37 anos. Nos EUA os juros estão em 2%.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca