Publicidade

Dinheiro
24/01/2008 - 12h35

Pedidos de auxílio-desemprego nos EUA caem ao menor nível desde setembro

Publicidade

da Folha Online

O número de pedidos iniciais de auxílio-desemprego nos EUA caiu em 1.000 na semana encerrada no último dia 19, totalizando 301 mil solicitações iniciais do benefício. Foi a quarta semana consecutiva de recuo e marcou o menor nível desde a semana encerrada em 22 de setembro do ano passado, quando foram registrados 300 mil pedidos. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira pelo Departamento do Trabalho.

A média quadrissemanal (que atenua as volatilidades das leituras semanais) ficou em 314.750, uma queda de 14 mil em relação à média anterior, 328.750.

As quedas foram recebidas como sinal positivo sobre o mercado de trabalho norte-americano, depois dos dados negativos de dezembro --quando a taxa de desemprego subiu de 4,7% para 5%.

O dado semanal contrariou as expectativas dos analistas, que previam um aumento de 19 mil no número de pedidos iniciais, devido aos efeitos da crise de crédito nos EUA.

Mesmo com o panorama atual positivo fornecido pelos números semanais, a previsão é de que o mercado de trabalho apresente sinais de fraqueza nos próximos meses, devido à expectativa de que a desaceleração em curso no ritmo da economia americana leve a uma recessão.

No terceiro trimestre do ano passado, a economia dos EUA cresceu 4,9%; para o quarto trimestre, as previsão são de um avanço de apenas 1% e, para o primeiro trimestre deste ano, a expectativa é de uma retração (a recessão é caracterizada por dois trimestres consecutivos de resultado negativo).

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca