Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/02/2008 - 14h20

Gastos com construção nos EUA caem 2,6% em 2007

Publicidade

da Folha Online

Os gastos com construção nos Estados Unidos em 2007 tiveram queda recorde de 2,6%, puxados principalmente pela queda nas construções privadas, informou o Departamento de Comércio americano. Em 2006, o índice apontou alta de 5,3%.

Já no mês de dezembro, a queda foi de 1,1% em relação a novembro, 0,4% no mês anterior. O resultado ficou bem abaixo das expectativas dos analistas, que previam uma queda de 0,5%.

O setor privado foi quem puxou a queda, tanto nos dados anuais quanto os de dezembro.

No ano, as empresas reduziram os projetos residenciais em 18,3% --a maior queda desde 1993. Em 2006 o indicador ficou estável e em 2005 tinha avançado 13,5%.

Já em dezembro q redução do setor privado foi de 2,8% --a 22ª queda seguida registrada pelo Departamento de Comércio americano.

O resultado pode ser considerado uma prova do tamanho dos problemas causados pela crise do crédito imobiliário de alto risco ("subprime") no país.

A crise do subprime reduz a cessão de crédito imobiliário, que por sua vez faz cair a venda de residências. Para evitar excesso de oferta de residências, os construtores preferem cancelar ou adiar novos lançamentos imobiliários, reduzindo assim os gastos com construção.

Leia mais

Especial

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página