Publicidade

Dinheiro
06/02/2008 - 11h58

Produtividade nos EUA desacelera e sobe 1,8% no quarto trimestre

Publicidade

da Folha Online

Atualizada às 12h30

A produtividade fora do setor agrícola dos Estados Unidos desacelerou fortemente e cresceu apenas 1,8% no quarto trimestre de 2007, o que fez 2007 fechar com crescimento de 1,6% sobre 2006, informou o Departamento de Trabalho nesta quarta-feira.

A produtividade, que equivale à produção de cada trabalhador por hora, havia subido 6% no terceiro trimestre de 2007 (ritmo anual).

Apesar da desaceleração, o nível registrado entre outubro e dezembro ficou acima do esperado pelos analistas, que apostavam em uma alta de 0,5% na produtividade.

Porém, o custo da unidade de trabalho, uma medida-chave das pressões inflacionárias que procedem dos salários, aumentou 2,1% no quarto trimestre de 2007, após ter recuado 1,9% no terceiro trimestre e 1,1% no segundo. No acumulado de 2007, os custos trabalhistas cresceram 3,1%, leve alta sobre os 2,9% de 2006.

Uma produtividade baixa significa que a economia pode ter problemas para crescer rapidamente sem inflação, o que influencia os níveis de vida e, teoricamente, impede que os trabalhadores recebam aumentos em suas remunerações.

Pressão

O Fed (Federal Reserve, o BC dos EUA) monitora de perto mudanças na produtividade e mercado de trabalho, áreas que fornecem importantes dados sobre as pressões inflacionárias.

Segundo analistas ouvidos pela agência de notícias Associated Press, não acredita-se que a queda do quarto trimestre na produtividade e o aumento dos custos trabalhistas façam o Fed mudar sua política recente de juros por um temor de inflação.

A instituição bancária tem promovido cortes consecutivos nas taxas de juros para estimular o consumo dos cidadãos, principal pilar da economia norte-americana, e investimentos das empresas. O objetivo é acelerar a economia os EUA e impedir que o país caia em recessão.

Com agências internacionais

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca