Dinheiro
20/02/2008 - 10h39

Preços ao consumidor nos EUA sobem 0,4% em janeiro

Publicidade

da Folha Online

Atualizado às 10h48

O CPI (Índice de Preços ao Consumidor, na sigla em inglês) dos Estados Unidos referente a janeiro registrou um avanço de 0,4%, mesmo que o observado em dezembro (após revisão), segundo dados divulgados nesta quarta-feira pelo Departamento do Trabalho.

O núcleo da inflação (que exclui os preços de alimentos e energia, muito voláteis) registrou alta de 0,3%, depois da alta de 0,2% em dezembro do ano passado.

O indicador mostrou que, além das altas nos preços dos combustíveis, preços de segmentos de produtos fora do núcleo também começam a mostrar pressões.

O Departamento do Trabalho dos EUA informou também que a renda real semanal dos assalariados caiu 0,5% em janeiro.

Os temores de que a inflação pode estar despontando faz crescer o receio que o Federal Reserve (Fed, o BC americano) possa interromper sua trajetória de cortes de juros. Entre setembro de 2007 e janeiro deste ano, o banco efetuou cinco reduções na taxa --que caiu de 5,25% para 3%.

Os cortes ocorreram como forma do Fed fazer frente aos riscos de uma recessão: com juros mais baratos, o banco pretende estimular o consumo entre os americanos e a realizações de investimentos por parte das empresas.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca