Dinheiro
21/02/2008 - 19h06

Para Meirelles, Brasil virar credor externo é "marco histórico"

Publicidade

ANA PAULA RIBEIRO
da Folha Online, em Brasília

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, afirmou nesta quinta-feira que o fato de o Brasil ter se tornado credor externo é "histórico" e que mostra que o país tem superado, gradativamente, os períodos de vulnerabilidade e crises.

"A melhora expressiva nos vários indicadores de sustentabilidade externa do Brasil é um marco expressivo de nossa história. Essa melhora significa que estamos superando gradativamente um longo período caracterizado por vulnerabilidade e crises, causadas principalmente pela dificuldade em honrar o passivo externo do país", afirmou por meio de nota à imprensa.

Hoje, o Banco Central divulgou que o Brasil tornou-se em janeiro, pela primeira vez, credor externo. Isso ocorreu porque as reservas do país superaram o total da dívida externa.

Para Meirelles, essa situação é conseqüência da política econômica implementada nos últimos anos baseada em responsabilidade fiscal, regime de câmbio flutuante e metas de inflação.

"Esse tripé tem assegurado uma melhora gradativa dos nossos fundamentos fiscais e externos, o que aumenta a resistência da economia a choques adversos."

O ministro Guido Mantega (Fazenda) disse que o fato deixa o Brasil em uma situação confortável em um momento de crise. "Essa condição nos habilita a ter um papel de protagonista no mercado internacional", disse Mantega, acrescentando que o fato aproxima ainda mais a classificação de grau de investimento ("investment grade").

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca