Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/02/2008 - 15h02

Jucá diz que reforma não irá alterar carga tributária

Publicidade

ANA PAULA RIBEIRO
RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília

Em uma apresentação que só contém as linhas gerais da reforma tributária, o governo não mostrou para a oposição qual será o impacto da proposta sobre a carga tributária (total de tributos arrecadados no ano em relação ao tamanho da economia de um país). Em 2006 --último dado oficial divulgado- ela foi de de 32,23% do PIB (Produto Interno Bruto).

Segundo o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), a reforma não irá alterar a carga tributária. No entanto, não soube dizer se a base utilizada para essa comparação será a arrecadação deste ano, do ano passado ou a estimativa que consta do Orçamento.

"O princípio [da neutralidade] está garantido. A reforma tributária vai ter um sentido neutro", garante o líder, sem explicar qual a base de comparação para que a neutralidade realmente ocorra.

Ele voltou a defender a importância da reforma para o crescimento da economia e a redução da informalidade. A expectativa do governo é que a proposta, caso aprovada, amplie a expansão da economia entre 10% e 15%. Ou seja, se o PIB crescer sem a reforma 5%, com ela será de pelo menos 5,5%.

Sobre a partilha de receitas com Estados e municípios, Jucá garantiu que ela também será neutra, mas com o fim da sazonalidade no repasse. Essa sazonalidade ocorre porque o Fundo de Participação dos Municípios e o Fundo de Participação dos Estados são formados, basicamente, por uma parcela da arrecadação do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e do Imposto de Renda, que tem arrecadação mais elevada no começo de cada trimestre. 'A reforma vai dar um equilíbrio maior nas transferências.'

Jucá explicou que esse equilíbrio irá ocorrer porque o repasse passará a ser feito com base no IVA (Imposto sobre Valor Agregado), novo imposto que irá incluir quatro tributos (PIS, Cofins, Cide e CSLL). Esses tributos têm uma regularidade maior ao longo do ano.

Sobre a desoneração para o Imposto de Renda da Pessoa Física, Jucá afirmou que o governo pretende reduzir o impacto sobre os trabalhadores da classe média, mas que esse tema está fora das discussões que irão ocorrer no âmbito da reforma tributária.

Comentários dos leitores
Francisco Ramos (87) 31/07/2009 17h31
Francisco Ramos (87) 31/07/2009 17h31
Quanto a reforma politica e a situação tributaria do brasil, a opsição do governo lula, pelos partidos do PSDB, e DEMO, atingo (PFL), esta ganhando de PSDB 10 X 0 LULA, não conseguir levar pra frente a reforma triburaria, derrubou a CPMF, levando os municipios brasileiro a uma calamidade publica na área da saúde, consegundo assim os seus objetivos, levando os mais pobres, para maiores necessidade, desconforto, desorientação, muitos sem saber aonde ir buscar tratamentos para seus casos de saude, que cada vez mais, aparece duenças dificieis de curas, como estamos a 11 anos com os problemas da dengue, e agora com a onda da gripe suina, e o que mais esta por vir. Na verdade o que se sabe é que as secretaqria de saude, o ministério da saude, ficam dando informções na midia, mas na ponta, nos municipios nãi exite preparo neenhum, se que levam orientação para os profissionais da area, no tratamento o que tenho visto no municipis em que mora, sempre tém os médicos de responsabilidade que da uma atenção maior nas consultas dos pacientes gripados, e existem aqueles médico da rede publica que vai no posto cumprir com seu horários de trabalho uma vez por semana, quando volta naquele posto de saude para dar o segundo plantão depois de 10 dias, não sabe o que aconteceu com o parciente com suspeita da girpe suina, não existe uma preocupação efetiva com as doenças porque os prefeitos não tem recurso para investir na hora necessaria. sem opinião
avalie fechar
Monica Rego (213) 17/06/2009 18h42
Monica Rego (213) 17/06/2009 18h42
P$DEM não tem proposta para o país seu choque de gestão é o que a de pior para o povo que necessita de políticas publicas!!! sem opinião
avalie fechar
Valter Souza (37) 17/06/2009 15h39
Valter Souza (37) 17/06/2009 15h39
O Sr Serra deveria se recolher aos aposentos pois falar que a reforma é um "horror" que é isso ou aquilo e não dar nenhuma explicação do que está errado isso é só politicagem!!! 2 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (114)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página