Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/02/2008 - 01h28

Restituição do IR começa a ser paga em junho

Publicidade

da Folha Online

Como nos anos anteriores, a Receita Federal informou que pagará as restituições do Imposto de Renda em sete lotes, entre junho e dezembro próximos. Lotes residuais serão pagos a partir de janeiro de 2009.

A restituição do Imposto de Renda poderá ser creditada diretamente na conta bancária do contribuinte. A Receita incluiu nos formulários e no programa acessado pela internet os campos para o contribuinte fazer essa opção.

Informando os dados de sua conta, a Receita encaminhará a restituição para o banco, que a creditará diretamente na conta do cliente.

Se o contribuinte não fizer essa menção, a Receita enviará uma notificação informando o banco onde ele poderá fazer o saque. Nesse caso, o contribuinte terá de ir à instituição financeira levando a notificação enviada pela receita, CPF e RG.

Quem atrasar a entrega do formulário pagará multa, que será deduzida do valor a ser devolvido ao contribuinte.

Todas as restituições, quando liberadas, são atualizadas pela taxa Selic. Uma vez colocado à disposição do contribuinte, o valor da restituição não mais sofrerá qualquer acréscimo, permanecendo fixo, independentemente da data em que o contribuinte o receber.

Internet

Como nos anos anteriores, a Receita Federal promete restituir primeiro o contribuinte que enviou sua declaração pela internet. Depois serão pagos os enviados por disquete. Já quem entregar via formulário receberá a restituição nos últimos lotes.

Porém, o Estatuto do Idoso garantiu prioridade para o pagamento da restituição às pessoas com mais de 65 anos de idade, independente da forma utilizada para a declaração.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página