Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/12/2001 - 11h14

Petrobras e Repsol-YPF concluem troca de participações em empresas

Publicidade

IVONE PORTES
da Folha Online

A Petrobras e a Repsol-YPF assinaram hoje acordo definitivo para troca de seus ativos. Os contratos foram fechados no Rio de Janeiro pelos dirigentes das duas empresas. Pelo acordo, cada empresa transferirá à outra ativos avaliados em cerca de US$ 500 milhões.

A operação envolverá, do lado argentino, uma empresa de distribuição e refino, e, do lado brasileiro, ativos de distribuição, refino, exploração e produção.

A Petrobras cederá à Repsol-YPF uma participação minoritária de 30% na Refap (Refinaria Alberto Pasqualini), que será a nova proprietária da refinaria, e 10% dos direitos de concessão para exploração do campo de Albacora Leste (RJ).

A BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras, estará cedendo à Repsol-YPF ativos compostos de direitos contratuais de fornecimento de 40 mil metros cúbicos por mês de derivados e os equipamentos existentes em 234 postos de serviços franqueados da BR Distribuidora, localizados nas regiões Centro, Sul e Sudeste do país.

Em contrapartida, a Repsol-YPF cederá uma participação acionária no capital social da empresa argentina Eg3, que será transferida da BR Distribuidora para a Petrobras.

A BR Distribuidora, por sua vez, utilizará o valor correspondente para amortizar parcialmente a sua divida com a Petrobras.

A Repsol-YPF estará, portanto, transferindo à Petrobras 99,5% da empresa de petróleo argentina Eg3. A Eg3 é composta, fundamentalmente, por uma refinaria com capacidade de processamento de 30.500 barris/dia e cerca de 700 postos de serviços, entre próprios e franqueados.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página