Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/12/2001 - 13h54

Economia global tem pior performance em 8 anos em 2001, diz FMI

Publicidade

da Reuters, em Washington

Os efeitos econômicos dos ataques de 11 de setembro afetaram brutalmente as perspectivas para a economia em quase todo o mundo, causando a desaceleração mais global em pelo menos duas décadas, aponta o FMI (Fundo Monetário Internacional) em relatório divulgado hoje.

Apenas 14 meses depois de ter dito que o cenário global parecia o mais favorável em uma década, o FMI agora espera que o crescimento econômico em 2001 e 2002 fique em 2,4% -um nível visto pela maioria dos economistas como indicativo de recessão mundial e a performance mais fraca desde a expansão de 2,3% em 1993.

Mas apesar do crescimento mais fraco da economia mundial em oito anos, o relatório provisório do FMI, intitulado "Perspectiva Econômica Mundial", prevê que a ação dos formuladores de política econômica vão assegurar uma pronta recuperação.

"Enquanto há razões para esperar uma recuperação em 2002, o cenário permanece altamente incerto e há significativa possibilidade de um desfecho pior", diz o novo relatório do Fundo.

O FMI prevê um crescimento de 0,7% para a economia norte-americana -motor da economia mundial- em 2002, depois de uma expansão de 1% neste ano. Os Estados Unidos entraram em recessão em março, pondo fim a uma expansão sem precedentes que durava uma década.

Leia mais:
  • Veja os reflexos da guerra na economia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página