Produtividade e custo do trabalho nos EUA sobem no quarto trimestre
da Folha Online
A produtividade fora do setor agrícola nos EUA cresceu 1,9% no quarto trimestre de 2007, informou o Departamento do Trabalho americano nesta quarta-feira, acima das expectativas do mercado financeiro (1,8%). Em termos anualizados, a produtividade média do trabalhador americano foi de 1,8%.
Já o custo da unidade do trabalho, uma medida-chave das pressões inflacionárias que procedem dos salários, teve crescimento de 2,6% no quarto trimestre, também acima do consenso de mercado (2,1%).
Os números são um cálculo consolidado pelo Departamento de Trabalho, que em fevereiro havia publicado algumas estimativas preliminares, apontando para um produtividade de 1,8% e um aumento de 2,1% do custo do trabalho.
O mercado monitora com atenção os indicadores de produtividade e custos, pelo impacto diretor sobre a inflação: uma produtividade mais baixa, por exemplo, significa que a economia pode ter problemas para crescer rapidamente sem inflação, o que influencia os níveis de vida e, teoricamente, impede que os trabalhadores recebam aumentos em suas remunerações.
O Federal Reserve (banco central americano) tem promovido cortes consecutivos nas taxas de juros para estimular o consumo dos cidadãos, principal pilar da economia norte-americana, e investimentos das empresas. O objetivo é acelerar a economia os EUA e impedir que o país caia em recessão.
Leia mais
- Produtividade nos EUA desacelera e sobe 1,8% no quarto trimestre
- EUA já estão em recessão, diz megainvestidor Warren Buffett
- Atividade manufatureira americana cai menos que o esperado em fevereiro
- Coleção "Biblioteca Valor" explica principais conceitos de economia
- Livros da "The Economist" explicam termos essenciais de economia e negociação
Especial

