Dinheiro
10/03/2008 - 13h51

Receita começa fiscalização de 2.634 contribuintes com indícios de fraude

Publicidade

da Folha Online

A Receita Federal começou nesta semana a enviar correspondência para 2.634 contribuintes cujas declarações de renda apresentaram maiores indícios de fraude. A iniciativa faz parte do programa de fiscalização da Receita, que visa averiguar a situação de 30 mil pessoas físicas que apresentaram alguma divergência em sua declaração do imposto de renda, como gastos no cartão de crédito em montante superior à renda declarada.

A chamada "Estratégia Nacional de Fiscalização" deve mobilizar todas as unidades da Receita para fiscalizar os possíveis indícios de evasão fiscal.

Nesta primeira etapa, no caso dos contribuintes em que for comprovada somente irregularidade, a pessoa física fica sujeita a pagar o valor do imposto devido mais juros de mora e multa que pode oscilar entre 75% e 150%. Já no caso de comprovação de fraude, o contribuinte deve responder criminalmente.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca