Bolsas da Ásia invertem trajetória e fecham em alta
da Folha Online
As Bolsas da Ásia fecharam com ganhos depois de abrir em queda causada por um reflexo do temor de uma nova onda de rumores sobre problemas com bancos americanos nesta segunda-feira (10). A maioria dos mercados asiáticos recuperou as perdas do dia.
As Bolsas de Tóquio (Japão) e de Seul (Coréia do Sul) fecharam com alta de 1%; Hong Kong terminou o pregão com crescimento de 0,5%; Cingapura teve ganhos de 0,9%; e Xangai apresentou alta de 0,47%.
"O destaque ficou com os contratos de curto prazo. Enquanto o volume de trocas permaneceu pequeno, as principais ações como da Nippon Steel pararam de cair, o que mostra um mudança de direção", afirmou o analista da Investrust, Hiroyuki Fukunaga.
Em Kuala Lumpur (Malásia), a Bolsa fechou com ganhos de 2,5% depois de amargar uma queda de 10% no pregão desta segunda-feira (10), o que suspendeu as operações por uma hora. Em Sydney, a Bolsa cresceu 0,9% enquanto Manila (Filipinas) ficou estável.
Investidores ficaram nervosos com as declarações de Jean-Claude Trichet, presidente do BCE (Banco Central Europeu), que manifestou preocupação com a derrocada do dólar e a desaceleração da economia mundial. Ele ressaltou que, por enquanto, as economias emergentes têm apresentado "resistência" à crise americana.
Na sexta-feira, o mercado foi surpreendido pela notícia de que os EUA tiveram a pior destruição de postos de trabalho desde 2003. Para muitos economistas, foi a confirmação de que o país mais rico do planeta está em recessão.
Com France Presse
Leia mais
- Bolsas em NY fecham em queda de mais de 1% com temor sobre crédito
- Bovespa despenca 3% e dólar bate R$ 1,70, com crise americana
- Bolsas européias fecham em baixa com temor sobre inflação e crise
- Folha Explica o dólar, a especulação financeira e o euro, veja capítulos
Especial

