Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/12/2001 - 11h39

Veja quais são os candidatos peronistas para as eleições de 2002

Publicidade

da Folha Online

O senador Eduardo Duhalde, líder do Partido Justicialista (peronista), apresentou hoje os possíveis candidatos do partido para a eleição presidencial da Argentina, marcada para 3 de março de 2002.

Os candidatos são os governadores Carlos Ruckauf (Buenos Aires), José Manuel de la Sota (Córdoba), Carlos Reutemann (Santa Fe), Néstor Kirchner (Santa Cruz) e o presidente do Senado, Ramón Puerta. Mas Duhalde adiantou que o partido vai tentar lançar dois nomes para as eleições. Dessa forma, o presidente eleito terá mais legitimidade pela quantidade de votos reunidos.

A eleição no país será realiza com o sistema de que os argentinos chamam "lemas", que no Brasil leva o nome de sublegendas. Deste maneira, os partidos podem apresentar mais de um candidato.

Os votos de cada um deles são somados para o partido. Ganha o partido mais votado e se torna presidente aquele, dentro do partido, que obteve mais sufrágios, mesmo que, no partido adversário, um candidato isoladamente tenha conseguido mais votos.

Assim, o peronismo ficaria dispensado de decidir, em eleições internas, quem seria o candidato único.

Duhalde foi derrotado por Fernando de la Rúa nas eleições presidenciais de 1999.


Leia mais no especial sobre Argentina
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página