EUA farão o que for necessário para proteger mercados, diz Paulson
da France Presse, em Washington
O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Henry Paulson, declarou neste domingo que o governo americano está "preparado para fazer o que for necessário" para garantir a estabilidade do sistema financeiro.
"O governo está preparado para fazer o que for necessário para manter a estabilidade de nosso sistema financeiro", disse Paulson ao canal Fox News depois que o Federal Reserve (Fed, o BC americano), se viu forçado, sexta-feira (14), a injetar recursos para salvar o banco Bear Stearns.
As autoridades americanas, que há pouco tempo afirmavam que não salvariam bancos imprudentes, se viram obrigadas a correr ao resgate do Bear Stearns, uma instituição cuja falência teria conseqüências desastrosas para a economia mundial.
Paulson se mostrou tranqüilo sobre o futuro da economia, dos mercados e das grandes instituições financeiras de Wall Street.
"Acredito que a economia seguirá crescendo", disse, descartando a ameaça de recessão que é mencionada por vários economistas.
No entanto, destacou os perigos que pesam sobre a previsão, em particular, "o mercado imobiliário residencial, as turbulências dos mercados financeiros e os preços do petróleo". "Estamos concentrados nisto, já que abordamos o problema de todos os ângulos."
Leia mais
- JP Morgan e Fed socorrem Bear Stearns para reforçar capital
- Ouro bate novo recorde e passa dos US$ 1.000 em NY
- Bolsas em NY caem com plano do JP Morgan e do Fed para socorrer Bear Stearns
- S&P estima perdas de US$ 285 bilhões com crédito de risco
- Falta de acordo com credores pode fechar Carlyle Capital
- Folha Explica o dólar, a especulação financeira e o euro, veja capítulos
Especial

