Publicidade

Dinheiro
27/03/2008 - 09h23

Desemprego sobe para 8,7% em fevereiro, diz IBGE

Publicidade

CIRILO JUNIOR
da Folha Online, no Rio

A taxa de desemprego nas seis principais regiões metropolitanas do Brasil subiu para 8,7% em fevereiro, depois de ficar em 8%, no mês anterior, informou nesta quinta-feira o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em relação a fevereiro do ano passado, porém, o índice recuou 1,2 ponto percentual.

O contingente de desocupados totalizou 2 milhões de pessoas no total das regiões pesquisadas. Isso indica elevação de 9,1% em relação a janeiro, e redução de 9,9% na comparação com fevereiro de 2007.

O número de empregados com carteira assinada ficou estável em relação a janeiro, crescendo 8,4% em relação ao constatado em fevereiro de 2007. A população ocupada somou 21,16 milhões, sem variação significativa em relação a janeiro, segundo o IBGE. Na comparação com fevereiro de 2007, houve expansão de 3,6%.

Regionalmente, na comparação mensal, somente em Belo Horizonte houve alteração na taxa de desocupação: acréscimo de 1 ponto percentual. Em relação a fevereiro de 2007, houve quedas em Belo Horizonte (1,6 ponto percentual), São Paulo (1,3 ponto percentual) e Porto Alegre (1,9 ponto percentual).

Já o rendimento médio real dos trabalhadores ocupados subiu 1,1% em relação a janeiro, chegando a R$ 1.189,90.

Dieese/Seade

Segundo outra pesquisa divulgada ontem, feita pela Fundação Seade e pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), a taxa de desemprego em seis regiões metropolitanas do país --Belo Horizonte, Distrito Federal, Porto Alegre, Recife, Salvador e São Paulo-- avançou a 14,5%, ante 14,2% em janeiro.

Segundo os dados da PED (Pesquisa de Emprego e Desemprego), no mês passado, o contingente de desempregados nas seis regiões foi estimado em 2,853 milhões de pessoas, 50 mil a mais que em janeiro. O número de postos de trabalho eliminados (65 mil) superou o de pessoas que saíram do mercado de trabalho (14 mil).

Comentários dos leitores
J A (42) 23/06/2009 23h53
J A (42) 23/06/2009 23h53
Quando a FOLHA vai parar de puxar o saco do governo???
Que manchete ridicula eh essa?? Desemprego aumenta mas vai melhorar???
Pelo amor de Deus...desemprego aumenta e ponto...quando melhorar vcs fazem outra reportagem com a manchete: "Desemprego diminui"
Tudo isso eh medo da patrulha petista??
sem opinião
avalie fechar
Bolinha da Lulu (282) 27/05/2009 21h30
Bolinha da Lulu (282) 27/05/2009 21h30
O que acho interessante é que todos os economistas que aparecem na TV dizem que a crise se estabilizou, arrefeceu, passou a ser a marolinha cantada. E aqui em São Paulo Metropole, temos uma redução significante de emprego. O Luppi Vem e fala que a crise passou pois conseguiu um aumento de 100 mil emprego, só esqueceu de dizer que foi a sazonalidade a responsavel por eles que passou a sua época a coisa cai novamente.
Quer dizer, somos enganados e rimos disso. Tmaos mais para Hiena que para cidadãos de uma nação com potencia de liderar o mundo ou fazer parte da cupula mundial. Haja visto que elegemos um torneiro mecanico com nove dedos que consegui perder o dedo mindinho em um torno, onde as facas são fixas e o que roda é o que será cortado.
5 opiniões
avalie fechar
Eduardo Giorgini (234) 27/05/2009 19h19
Eduardo Giorgini (234) 27/05/2009 19h19
Paulo Sergio Marcelino, não podemos confundir "vingança racial" com igualdade social.
As universidades públicas brasileiras são de boa qualidade e, obviamente, todos querem o melhor para si e a seleção é o vestibular.
O que o governo deveria fazer seria dar um bom ensino médio para todos,conforme diz a Constituição Federal.(inclusive saúde e segurança)
Culpa não do "playboy", não é do "branco rico", "branco pobre", "negro rico", "negro pobre".
É somente do governo federal. (Governos passados e o atual)
Diferenças sempre haverão, não tem jeito.
Dai sorte de quem é usineiro, ganhador da mega-sena, herdeiro.Dai não tem jeito.
Eduardo.
2 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (137)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca