Publicidade

Dinheiro
27/03/2008 - 11h58

Sarkozy e Brown exigem transparência do mercado financeiro

Publicidade

da France Presse, em Londres

França e Grã-Bretanha exigiram nesta quinta-feira maior transparência dos mercados financeiros e pediram aos bancos que revelem "rápida e integralmente a magnitude de duas perdas", em um comunicado divulgado ao fim de uma reunião bilateral em Londres.

"Reconhecemos a necessidade de uma transparência maior dos mercados financeiros para que os bancos revelem total e rapidamente a amplitude de suas perdas e, sobretudo, para encontrar os meios de obter uma maior certeza sobre a valorização dos ativos complexos", afirmam no texto o presidente francês Nicolas Sarkozy e o primeiro-ministro britânico Gordon Brown.

"Também reconhecemos a necessidade de reforçar a gestão dos riscos e de melhorar o funcionamento de los mercados financeiros", acrescentaram.

Os dois países foram afetados pelas recentes turbulências nos mercados financeiros. O banco britânico Northern Rock foi nacionalizado em fevereiro deste ano, que entrou em crise em 2007 e foi obrigado a solicitar empréstimos de emergência do Bank da Inglaterra (BoE, banco central).

O banco francês Société Générale registrou prejuízo de 4,9 bilhões de euros (US$ 7,5 bilhões) quando um corretor arriscou mais de 50 bilhões de euros sem autorização em operações que o banco teve que desfazer posteriormente.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca