Dinheiro
01/04/2008 - 09h16

Produção industrial cai 0,5% em fevereiro, mas cresce 9,7% sobre 2007

Publicidade

da Folha Online

A produção industrial recuou 0,5% de janeiro para fevereiro, após registrar aumento de 1,7% no mês anterior (1,7%), informou nesta terça-feira o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Em relação a fevereiro de 2007, o setor apresentou acréscimo de 9,7%, vigésimo mês consecutivo de taxas positivas. No ano, em relação ao primeiro bimestre de 2007, a alta acumulada é de 9,2%. Nos último 12 meses, a expansão é de 6,9%, mantendo a trajetória de crescimento verificada desde abril do ano passado.

Dos 27 ramos pesquisados, 13 registraram recuo frente a janeiro, com destaque para a pressão negativa de farmacêutica (-33,2%). Alimentos, por sua vez, teve recuo 1,8% após acumular 5,9% de crescimento nos dois meses anteriores, seguido por bebidas (-3,4%).

Entre as atividades com acréscimo, destacaram-se material eletrônico e equipamentos de comunicações (14,7%), compensando a queda de 12,6% registrada no mês anterior; máquinas e equipamentos (alta de 2%) e refino de petróleo e produção de álcool (1,2%).

Ainda na comparação com o mês anterior, o segmento de bens de consumo semi e não duráveis (-3,9%) registrou a queda mais acentuada entre as categorias de uso, após aumento de 2,6% no mês de janeiro.

Já a produção de bens intermediários apresentou estabilidade (-0,2%), após dois meses de resultados positivos, quando acumulou 2,4% de expansão. Os setores de bens de capital (3,1%) e bens de consumo duráveis (0,9%) prosseguiram com crescimento.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca