Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/04/2008 - 17h34

BNDES quer ampliar apoio a projetos de eficiência energética

Publicidade

CIRILO JUNIOR
da Folha Online, no Rio

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) quer ampliar o apoio a projetos que visem à racionalização do uso de energia elétrica. O banco discute internamente meios para fomentar empreendimentos com tal finalidade, informou o diretor da área de Infra-Estrutura, Wagner Bittencourt.

No ano passado, foi criado o Proesco (Programa de Apoio a Projetos de Eficiência Energética), linha voltada especialmente para projetos que contemplem ações de eficiência energética. Em 2007, foram desembolsados apenas R$ 2,4 milhões para três empreendimentos, que terão investimentos de R$ 2,8 milhões.

"Temos interesse e temos trabalhado junto a projetos desse tipo. Assim como a geração, a eficiência energética também é importante", afirmou Bittencourt.

Entre os projetos apoiados, estão os de economia de energia em shopping centers e universidades. Outros 12 projetos desse tipo estão na carteira do banco, como a repotencialização de usinas hidrelétricas.

Bittencourt não descartou a possibilidade de o BNDES atuar como acionista em um desses projetos, e em qualquer outro que envolva geração de energia, entre térmicas movidas a biomassa e usinas hidrelétricas.

Quanto a projetos de biomassa, destacou que de 2003 até hoje, o BNDES aprovou projetos que somam 668 MW (megawatts) de capacidade instalada. Para os próximos anos, a perspectiva é que as novas aprovações relativas a projetos nessa linha totalizem 1.053 MW.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página