Dinheiro
09/04/2008 - 13h34

Com dólar barato, embarque em vôo internacional cresce 51,8% no ano

Publicidade

DEISE DE OLIVEIRA
da Folha Online

O número maior de rotas internacionais oferecidas, a economia estável e o dólar fraco turbinaram o mercado de vôos para fora do país nos primeiros três meses do ano. Segundo dados divulgados pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) nesta quarta-feira, o mercado internacional registrou um crescimento de 51,8% em relação aos primeiros três meses de 2007.

A taxa de ocupação no trimestre ficou em 69%, ante 67% no mesmo período do ano passado. Apenas em março a expansão do mercado internacional foi de 39%.

O diretor de assuntos internacionais da Abav (Associação Brasileira das Agências de Viagem), Leonel Rossi Junior, atribui o desempenho à combinação de três fatores: novas rotas, economia estável e dólar fraco.

"As novas rotas oferecidas pelas companhias aéreas, com um número maior de aviões voando internacionalmente e, por conseqüência, uma maior oferta de assentos, a economia forte e o dólar fraco motivam as pessoas a viajar mais para o exterior", explica.

No primeiro trimestre deste ano, a oferta de assentos nos vôos internacionais cresceu 46,5% em relação a igual período de 2007. "A quebra da Varig reduziu a oferta e os preços subiram em dólar. Com o aumento da oferta, a estabilidade econômica e o dólar em baixa, os preços ficaram melhores e favoreceram o mercado", disse o diretor da Abav.

Nos vôos domésticos, o avanço do mercado foi de 13,7% em março deste ano em comparação ao mesmo mês de 2007 e de 3,55% superior ao de fevereiro. No trimestre, o desempenho foi 9,4% superior ao do ano passado.

A taxa de ocupação das aeronaves nos vôos domésticos em março foi de 64%, repetindo o desempenho de março de 2007. A oferta de assentos no período cresceu 14,8% ante março de 2007. Já nos primeiros três meses deste ano, a taxa de ocupação ficou em 68% -ante 69% no primeiro trimestre do ano passado.

Segundo o diretor da Abav, após um período de recuperação em 2007, a perspectiva é que o mercado nacional comece a registrar avanços neste ano. "Com a crise aérea, 2007 foi um ano de recuperação. De agora em diante, será de vendas maiores. Superando a recuperação, vamos para os resultados positivos", afirmou Rossi.

Empresas

A TAM manteve a liderança do mercado --no qual foi a única companhia a avançar em março em relação a fevereiro-- tanto nos vôos domésticos quanto nos vôos internacionais em março.

No mercado doméstico, a TAM registrou market share de 51,44% em março. A posição é melhor do que a verificada no mesmo mês de 2007, quando detinha 51,3% do mercado, e superior em relação a fevereiro, aos 50,59%.

Em seguida apareceram Gol Linhas Aéreas (37,43% ante 38,41% em fevereiro), OceanAir (3,78% ante 3,96% no mês anterior), Varig (3,93% contra 3,67% em fevereiro) e Webjet (1,54% ante 1,5%).

Entre as companhias aéreas com vôos internacionais, a TAM também tem a liderança, com 68,88% do mercado em março (ante 67,25% em fevereiro). A vice-líder é a Varig (18,82%), seguida por Gol Linhas Aéreas (9,81%) e OceanAir (2,29%).

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca