Dinheiro
10/04/2008 - 08h20

Euro e yuan batem recordes de valorização

da Folha Online
da Efe, em Frankfurt

O euro e o yuan (moeda chinesa) bateram hoje seus recordes de valorização ante o dólar, na esteira da desvalorização da moeda americana verificada nos últimos anos e intensificada com a atual crise financeira da principal economia do mundo.

No mercado de divisas de Frankfurt, o euro era cotado a US$ 1,5912, antes de o BCE (Banco Central Europeu) anunciar sua decisão sobre a taxa de juro da zona do euro.

Após superar um recorde histórico, a moeda única européia perdeu posições e foi negociada abaixo da cota de US$ 1,59. O Conselho do BCE discute hoje a taxa de juro, em sua reunião mensal para tratar a política monetária da zona do euro.

Os mercados prevêem que a entidade monetária européia não vai alterar hoje a taxa devido à existência de pressões inflacionárias e às tensões no mercado de dinheiro.

China

Já cada dólar equivale hoje a 6,99 yuans, segundo a cotação oficial do governo chinês. Esta foi a primeira vez que o dólar foi cotado abaixo de 7 yuans desde 1994 --quando o governo local desvalorizou a moeda de 5,8 yuans para 8,7 yuans.

Devido a essa desvalorização controlada pelo governo local, os chineses ganharam forte competitividade para as suas exportações.

Porém, devido à pressão de outros países, o Banco Popular da China (o BC chinês) iniciou em julho de 2005 um processo de leve revalorização do yuan --que ainda é considerado tímido pelos países desenvolvidos.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca