Publicidade

Dinheiro
14/04/2008 - 13h14

Faturamento do pequeno varejo paulista cresce 3,2% em fevereiro

Publicidade

Colaboração para a Folha Online

O pequeno varejo do estado de São Paulo registrou alta de 3,2% no faturamento de fevereiro em comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo a Fecomercio (Federação do Comércio do Estado de São Paulo). O resultado foi apontado na Pesquisa Conjuntural do Pequeno Varejo. No ano, os comerciantes acumulam alta de 2,9%.

Dos sete grupos analisados na pesquisa, apenas três apresentaram aumento no faturamento. O segmento de material de construção apresentou o maior crescimento no período: 29,7% em relação ao mesmo mês de 2007. No acumulado do ano, o aumento é de 29,3%. Este comportamento, segundo a Fecomercio, é reflexo do aquecimento do setor de construção, além da expansão de crédito.

O setor de móveis e decorações teve o segundo melhor desempenho em fevereiro, com alta de 5,8% no faturamento. No ano, o segmento acumula crescimento de 4,8%, e a Fecomercio aposta em aceleração das vendas no médio prazo. As lojas de vestuário, tecidos e calçados também ganharam mais no período: o faturamento aumentou 2,9% em fevereiro, e o setor acumula alta de 2,6% no ano.

As maiores perdas de faturamento no período foram registradas nas lojas de autopeças e acessórios, que apresentaram baixa de 23,6% em relação a fevereiro do ano passado. Em 2008, o setor acumula queda de 22,8%. Segundo a Fecomercio, o resultado não chega a ser uma novidade para as empresas do segmento, que enfrentam problemas de concorrência com grandes redes, a venda de automóveis novos que reduz a necessidade de manutenção, o aumento da participação de mercado por parte das concessionárias e a entrada de peças chinesas no mercado.

As lojas de eletrônicos também tiveram desempenho ruim, com baixa de 9,8% no faturamento em fevereiro, e queda acumulada de 9,1% no ano. A Fecomercio acredita que o resultado se deu por causa da distribuição de crédito, que privilegia as grandes redes, e à grande oferta de produtos contrabandeados ou roubados em muitas regiões do estado.

No setor de alimentos e bebidas, a queda em fevereiro foi de 7,4%, com acumulado de 7% no ano. As farmácias e perfumarias tiveram queda de 2,5% no faturamento no mês em comparação com o mesmo período de 2007, e acumulam queda de 3,8% no ano.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca