Dinheiro
16/04/2008 - 12h46

Ministério Público vai investigar compra da Esso pela Petrobras

Publicidade

da Agência Brasil
com Folha Online

Indícios de concentração econômica na compra da Esso pela Petrobras serão investigados pelo Ministério Público Federal. O procurador da República no Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), José Elaeres Teixeira, mandou ofício aos presidente das duas empresas com pedido de informações detalhadas da negociação.

Na semana passada, o presidente da BR Distribuidora, José Eduardo Dutra, sinalizou que a possível compra dos postos da Esso pela Petrobras não resultará em concentração de mercado no setor de distribuição de combustíveis. Dutra disse que a BR não terá mais de 50% do mercado, na média nacional.

A Petrobras já fez proposta de compra pela Esso, que segundo rumores do mercado, giraria em torno de US$ 1 bilhão. Para evitar concentração de mercado em determinadas regiões, a Petrobras teria feito parceria com a distribuidora AleSat, que ficaria com os postos da Esso nas regiões Norte e Nordeste.

Teixeira, porém, quer saber se ocorreu "due diligence" e assinaturas de documentos vinculantes no processo de aquisição. Esse fato pode alterar a ação das duas empresas como concorrentes no mercado.

De acordo com nota do Ministério Público, "due diligence é uma análise detalhada de informações e documentos pertinentes a determinada empresa feita por outra empresa interessada em comprar seus ativos; documentos vinculantes são termos de intenção de compra e venda".

Na avaliação do procurador da República, existem indícios de que "as negociações já podem ter alterado a relação de concorrência entre as empresas". Teixeira afirmou que, se ficar constatada a existência de documento vinculante e a ausência da notificação obrigatória, pedirá à Secretaria de Direito Econômico que apure a existência de concentração econômica no negócio entre as duas empresas.

O Ministério Público deu prazo de 10 dias para que a Petrobras e a Esso respondam à notificação.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca