Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/04/2008 - 15h30

Saiba como declarar no IR 2008 a aplicação no Tesouro Direto

Publicidade

EDUARDO CUCOLO
da Folha Online, em Brasília

A declaração das aplicações em títulos públicos por meio de Tesouro Direto é uma das dúvidas dos contribuintes na hora de preencher o formulário do Imposto de Renda de 2008. Por isso, o Tesouro Nacional divulgou um guia sobre como informar esses dados à Receita Federal corretamente.

Segundo o Tesouro, os títulos públicos devem ser incluídos no item "bens e diretos", código 45, pelo valor de aquisição. Quando ocorrer venda, pagamento de juros ou vencimento de títulos, o rendimento líquido deve ser registrado no item Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva, como renda fixa, uma vez que os rendimentos dos títulos públicos são tributados na fonte.

De acordo com o último balanço divulgado pelo Tesouro, as vendas de títulos públicos pela internet cresceram 41,4% entre março de 2007 e março deste ano. O número de investidores cadastrados no sistema cresceu 40% nos últimos 12 meses e chegou a 113.228. Somente nesse ano, foram cerca de 10 mil novos investidores.

A compra dos títulos pode ser feita por meio de corretoras de valores ou bancos que oferecem o serviço. O investimento inicial é de cerca de R$ 200. Cerca de 60% das aplicações são de até R$ 5.000.

São oferecidos títulos remunerados pela taxa Selic, títulos prefixados e papéis que garantem a correção pela inflação e juros.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página