Política industrial sai em maio e ajuda exportações, diz Mantega
EDUARDO CUCOLO
da Folha Online, em Brasília
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta quarta-feira que a política industrial do governo será anunciada na primeira quinzena de maio, e será muito importante para garantir o aumento das exportações.
Mantega disse que não haverá efeito direto na taxa de câmbio, mas que ajudará no crescimento do país e no aumento dos investimentos pelo setor privado.
"A política industrial dará continuidade ao processo de investimento do país e vai se somar ao processo de crescimento econômico que está em curso", afirmou.
IOF
Mantega negou que esteja em estudo uma proposta para aumentar a alíquota do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) para investimentos estrangeiros em títulos públicos. "Não estamos estudando nenhuma medida sobre IOF", afirmou.
O aumento do IOF foi citado na semana passada pela imprensa como uma ferramenta do governo para evitar uma queda maior da taxa de câmbio por conta do aumento de juros promovido pelo Banco Central.
O ministro não quis comentar o aumento da taxa Selic, de 11,25% para 11,75%, e negou que haja divergências com o Banco Central.
"Cada um faz o seu trabalho. O Banco Central cuida da inflação e nós cuidamos da parte fiscal. Por isso o país está indo muito bem e estamos satisfeitos", afirmou.
Leia Mais
- Corte no Orçamento não terá impactos na política industrial, diz ministro
- Miguel Jorge diz que nova política industrial terá R$ 250 bilhões até 2010
- Política industrial desonera exportador, diz Paulo Bernardo
- Queda do uso da capacidade instalada na indústria afasta inflação, diz CNI
- Perspectiva da indústria para negócios atinge maior patamar desde 2000
Livraria
Especial


