Número de ações de despejo nos EUA cresce 112% no primeiro trimestre
da Folha Online
O número de imóveis residenciais nos EUA em processo de despejo mais que dobrou no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2007. No país como um todo, 649.917 proprietários já receberam ao menos uma notificação referente a ação de despejo --um aumento de 112% na comparação com os 306.722 no primeiro trimestre de 2007. Os dados foram divulgados pela empresa RealtyTrac, que compila dados sobre o setor imobiliário.
Os Estados mais atingidos foram Nevada, Florida e a Califórnia. O resultado do primeiro trimestre também mostra um aumento de 23% em relação ao visto no quarto trimestre do ano passado.
O trimestre passado foi o quarto consecutivo de crescimento nas ações de despejo. "O que poderia aliviar a situação dos despejos seria ver as pessoas começarem a comprar imóveis de novo", disse o vice-presidente de marketing da RealtyTrac, Rick Sharga.
Ele disse, no entanto, que a redução da oferta de crédito para pessoas com histórico de inadimplência tem desacelerado o crescimento do risco de despejos. "É um ciclo que vai ser difícil quebrar e certamente não estamos no ponto de ruptura ainda", afirmou.
Na Califórnia, 169.831 imóveis já receberam alguma notificação sobre despejo --um aumento de 213% na comparação com o primeiro trimestre do ano passado. "A Califórnia ainda não atingiu o fundo", disse Sharga. "Ainda temos muitas casas no Estado que estão nos estágios inicias de inadimplência, e podem não ter salvação, uma vez que não há mercado ou financiamentos disponíveis."
Leia mais
- Preços de casas em regiões metropolitanas nos EUA caem 12,7% em fevereiro
- Brasil seria 1ª opção para investir em setor imobiliário, diz magnata dos EUA
- Venda de casas novas nos EUA cai 1,8% em fevereiro
- Pedidos de bens duráveis caem 1,7% em fevereiro nos EUA
Livraria
- Livro ensina famílias a organizar o orçamento da casa
- Coleção "Biblioteca Valor" explica principais conceitos de economia
Especial

