Publicidade

Dinheiro
13/05/2008 - 14h16

Senado dos EUA congela envio de petróleo à reserva estratégica

Publicidade

da Efe, em Washington

O Senado dos Estados Unidos aprovou nesta terça-feira, por arrasadora maioria, uma medida que suspende até o fim do ano o envio de depósitos de petróleo à reserva estratégica do país, horas antes de o presidente George W. Bush iniciar uma viagem oficial pelo Oriente Médio.

Com 75 votos a favor e um contra, os senadores aprovaram uma emenda que suspende os depósitos, devido ao alto custo da gasolina no país.

Às 13h53 (horário de Brasília), na Nymex (Bolsa Mercantil de Nova York, na sigla em inglês), o preço do barril de petróleo cru para entrega em junho era negociado a US$ 125,94 --em alta de 1,37% em relação ao fechamento de ontem. Na sessão de hoje, no entanto, a commodity chegou a atingir a cotação recorde de US$ 126,98.

A alta do preço ocorre devido às tensões geopolíticas em países produtores de petróleo e vizinhos, em especial na Nigéria, no Líbano e no Irã. O movimento especulativo em torno da commodity também pressiona a formação dos preços.

Nem mesmo a perspectiva de redução da demanda foi suficiente para impedir o movimento de alta. Hoje, a IEA (Agência Internacional de Energia, na sigla em inglês) voltou a revisar para baixo seus cálculos da demanda mundial de petróleo em 2007 e 2008, para situá-la em 85,8 milhões e 86,8 milhões de barris diários, respectivamente.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca