Dinheiro
17/05/2008 - 17h53

Lula ironiza debate da Europa sobre crise alimentar

da France Presse, em Lima (Peru)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ironizou neste sábado o debate da Europa e dos países desenvolvidos sobre a crise alimentar, a conservação da Amazônia e as críticas aos biocombustíveis, dos quais o Brasil é líder mundial.

"Agora [dizem que] somos responsáveis pelo aumento do preço dos alimentos. Porém, ontem [na 5ª Cúpula de países da América Latina, Caribe e União Européia] não vi nenhum europeu falar sobre o [impacto no preço dos alimentos do] petróleo. É a vaca sagrada. Passa de 30 a 124 dólares e não há crítica", afirmou Lula.

"Querem dizer que a culpa é do biodiesel, mas ninguém produz biodiesel, o biodiesel é uma invenção extraordinária que no momento só o Brasil produz", prosseguiu, antes de acrescentar que a produção mundial de biocombustíveis é muito pequena em comparação a qualquer combustível.

"Na questão ambiental, estou vendo uma preocupação extraordinária com a Amazônia. Todos falam de preservar a Amazônia, mas ninguém quer discutir a qualidade de vida do povo que vive na Amazônia", disse.

"O mundo desenvolvido fala de muito dinheiro, de créditos de carbono. Entretanto, este dinheiro vem muito lentamente e a sobrevivência de nosso povo exige pressa", acrescentou.

Na semana passada, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, pediu demissão, depois de prolongadas divergências com membros do governo Lula. Isto coincidiu com um aumento sensível do desmatamento na Amazônia nos últimos meses.

Lula fez as declarações ao abrir um fórum de empresários Brasil-Peru em Lima, um dia depois de participar da Cúpula de países da América Latina, Caribe e União Européia, onde um dos principais temas foi o meio ambiente e energia, mas que também abordou os biocombustíveis e a crise alimentar.

Comentários dos leitores
ANTONIO JOÃO JARDIN (121) 12/08/2008 19h27
ANTONIO JOÃO JARDIN (121) 12/08/2008 19h27
APESAR DA CAMBADA RURALISTA O BRASIL,VAI CADA DIA MELHOR sem opinião
avalie fechar
gil francisco (2) 12/08/2008 16h03
gil francisco (2) 12/08/2008 16h03
nunca vou concordar com renegociação de dividas de produtores por que tenho certesa de que sempre os devedores sao os mesmos e aqueles que enm financiamento faz, e continuan a plantar sera que estao no preju.... sem opinião
avalie fechar
Talvez o despreparado presidente se imagine como o rei do petróleo, sendo reeleito. Vixe Maria, sai pra lá mau olhado, cruz-credo... 2 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (148)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca