Dinheiro
26/05/2008 - 03h14

Especulação pressiona os preços dos alimentos

da Folha Online

A alta de preços provocada pela especulação no mercado agrícola internacional já se traduz em distúrbios sociais nos países consumidores e ganhos nos produtores, como o Brasil, relata Mauro Zafalon em reportagem publicada na Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal).

Em busca de diversificação de mercados, novos fundos passaram a investir fortemente nos produtos agrícolas no instante em que a demanda por eles explode em emergentes como China e Índia.

A negociação no mercado futuro chega a movimentar o equivalente a 22 vezes o volume das safras anuais de soja. Os preços estão sujeitos a variações bruscas, mas o risco não desagrada a produtores e investidores, que apostam em ganho maior.

Os negócios com produtos agrícolas na BM&F (Bolsa de Mercadorias e Futuros) cresceram 64% em 2007 e 81% no primeiro quadrimestre deste ano.

Leia a matéria completa na Folha desta segunda-feira, que já está nas bancas.

Assine a Folha

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca