Publicidade

Dinheiro
26/05/2008 - 20h21

Mantega diz que Meirelles é favorável ao fundo soberano

Publicidade

YGOR SALLES
da Folha Online

O ministro Guido Mantega (Fazenda) negou nesta segunda-feira que o presidente do BC (Banco Central) seja contra a instituição do fundo soberano no país.

"Na verdade, ele é contra o uso das reservas do país para constituir o fundo. Porém, ela [reserva] não será usada", afirmou o ministro em reunião com a diretoria da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

O ministro reiterou que para compor o fundo utilizará o excedente da arrecadação fiscal, além de captação no mercado financeiro, o que evita o uso das reservas.

Ainda sobre a questão das reservas, Mantega lembrou que a dúvida ocorreu porque muitos países fazem uso desses recursos para compor os seus fundos.

"Só que o nosso fundo é diferente do de outros países. Foi talhado para nossas condições e necessidades", disse Mantega.

O ministro aproveitou para lembrar que uma das funções do fundo soberano é atuar em prol da valorização do dólar, ante o real.

Emenda 29

Mantega afastou a hipótese de que a regulamentação da emenda 29, que aumenta os gastos da área de saúde, sem que haja uma previsão de receita.

"Como gestor fiscal do governo, não posso permitir o novo gasto embora seja um gasto louvável sem previsão de receita", afirmou. "O Congresso é que vai se virar para resolver a questão", continuou.

Questionado se o excesso de arrecadação fiscal, que seria usado para compor o fundo soberano, não poderia ser usado para cobrir essa nova despesa, o ministro disse não ser possível.

"Esse excesso não poderia alimentar [a emenda 29] porque ele ocorre hoje, mas não é para sempre", afirmou.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca