Petrobras quer construir mais refinarias, diz Gabrielli
CIRILO JUNIOR
da Folha Online, no Rio
O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, disse nesta quarta-feira que a empresa estuda aumentar seu parque de refino no país.
A Petrobras tem definida em seu plano estratégico a construção de três refinarias: Abreu e Lima (PE), Comperj (RJ) e uma terceira, provavelmente no Maranhão.
Gabrielli informou que já está em estudo mais um projeto de refino que entraria em operação até 2014. "Seria uma refinaria de maior porte do que as que já possuímos. Os estudos ainda estão sendo feitos, não há valores definidos", disse Gabrielli em palestra no 20º Fórum Nacional na sede do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), no Rio.
O executivo destacou que as novas descobertas no pré-sal podem direcionar a empresa a dois caminhos. O primeiro seria tornar-se um grande exportador de petróleo bruto. A outra seria vender os derivados, o que exigiria a construção de mais refinarias.
Embarcações
Sobre o Programa de Modernização e Expansão da Frota e de Embarcações de Apoio da Petrobras, que prevê a encomenda no Brasil de 146 novas embarcações e 40 navios-sonda, Gabrielli garantiu que vai construir o maior número de navios e sondas no Brasil, à medida de que for possível.
Ele não quis comentar as afirmações de representantes do Sinaval (Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval) de que os estaleiros nacionais não têm capacidade para atender a encomenda da estatal, lançada na última segunda-feira.
"Vamos atender o que é necessário das maneiras que forem possíveis. Nossa prioridade é fazer no Brasil", explicou o executivo.
Leia mais
- Nova refinaria deve ser instalada no Maranhão, diz Gabrielli
- Rumor sobre Petrobras afeta as ações da Brasil Ecodiesel
- Mercadante quer revisão de limites entre Estados na área marítima
- Petrobras diz que vai atrasar detalhamento sobre bloco Carioca
Livraria da Folha
- Veja como fazer sua empresa crescer com sucesso
- Saiba onde conseguir dinheiro para investir na sua empresa
- Livro analisa as questões políticas, econômicas e ambientais do problema energético mundial
- Manual ensina como aliar os negócios às questões ambientais
Especial

