Ex-diretora da Anac "tem credibilidade abaixo de zero", diz Jobim
THIAGO FARIA
da Folha Online
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, criticou nesta quinta-feira o depoimento da ex-diretora da Anac (Agência Nacional) Denise Abreu, que acusa o governo de pressão na venda da VarigLog.
"Eu já falei que essa senhora tinha a credibilidade abaixo de zero no ano passado e ela continua com credibilidade abaixo de zero", afirmou o ministro.
A ex-diretora acusou a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) de ter pressionado a agência a aprovar a venda da VarigLog para um fundo norte-americano.
Entenda o caso das denúncias sobre a VarigLog
Para Jobim, o depoimento de mais de oito horas à Comissão de Infra-estrutura do Senado não acrescentou informações. "Foi um nada a declaração dela."
O ministro também criticou a ausência de provas por parte da ex-diretora. "Ela só poderia confirmar as denúncias dela. O que ela não fez, e não poderia fazer, porque não há condição, é comprovar qualquer coisa", afirmou.
Em seu depoimento à comissão ontem, a ex-diretora criticou a atuação do advogado Roberto Teixeira na venda da Varig ao fundo internacional Matlin Patterson. Abreu também disse disse que as ingerências do escritório Teixeira Martins no caso, com ações dentro da Anac, foram "inequivocamente imorais, que podem gerar ilegalidades". "Éramos tratados por membros desse escritório de uma forma totalmente desrespeitosa", reclamou a ex-diretora.
Abreu negou, no entanto, ter recebido ordens diretas da ministra Dilma Rousseff e centrou as denúncias em torno da secretária-executiva da Casa Civil, Erenice Guerra, e de Roberto Teixeira,
Leia mais
- Entenda o caso das denúncias sobre a VarigLog
- Casa Civil teria cobrado da Anac autorização de vôo para nova dona da Varig
- Ex-diretora acusa advogado de influência sobre governo na venda da Variglog
- Pressão de Dilma sobre Anac começou em abril de 2006, diz ex-diretora
- VarigLog registra gastos de R$ 13 mi sem comprovação
- VarigLog deve recompor sociedade se quiser operar, diz ministro
- Anac emitiu 5 alertas de suspeitas sobre a venda da VarigLog
Livraria da Folha
- Frederico Vasconcelos ensina como investigar governos, empresas e tribunais
- Livro de Eugenio Bucci revela bastidores do poder em Brasília
- Livro reúne balanço de bens de políticos
Especial

