Inflação já afeta 71% dos preços pesquisados pelo IBGE
da Folha Online
A inflação, que parecia concentrada nos alimentos, contamina cada vez mais outros produtos e serviços. Dos 465 itens pesquisados para compor o IPCA, 71,35% tiveram aumento no mês passado, mostra reportagem de Pedro Soares publicado na Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal). Em abril, 61,98% apresentaram alta.
Há um ano, o chamado índice de difusão era bem menor: 56,99%. De acordo com especialistas, o patamar atual preocupa e, caso se configure uma tendência, mostra disseminação da inflação.
Entenda a diferença entre os principais índices de inflação
Segundo o IBGE, que calcula o IPCA (índice oficial de inflação do país), há um claro movimento de alta, especialmente dos serviços pessoais. Serviços médicos e odontológicos, por exemplo, subiram 3,74% de janeiro a maio. Fazer as unhas ficou 4,58% mais caro e, enquanto a depilação subiu 7,73%.
Em entrevista à Folha (íntegra para assinantes), o economista Luiz Gonzaga Belluzzo diz que, com a demanda acelerada, a inflação "começa a se espalhar" por todo o sistema.
Leia a matéria completa na Folha desta segunda, que já está nas bancas.
Inflação
A inflação medida pelo IPCA registrou alta de 0,79% em maio, o que representa aceleração frente aos 0,55% verificados em abril. É a maior alta mensal desde abril de 2005, quando a inflação chegara a 0,87%, e da maior variação verificada para um mês de maio desde 1996.
Mais uma vez, os alimentos pressionaram o índice e tiveram alta de 1,95%, acima dos 1,23% constatados no mês anterior. A contribuição deste grupo representou 0,43 ponto percentual do IPCA, o equivalente a 54% do índice.
Trata-se da maior alta do grupo desde o início do Plano Real, em 1994.
Leia mais
- Para especialistas, crise de alimentos abre oportunidade para América do Sul
- Pressionada por alimentos, inflação mostra tendência de alta no curto prazo
- Alimentos têm maior alta desde 1994 em maio, diz IBGE
- Inflação medida pelo IPCA acelera para 0,79% em maio, diz IBGE
- Greve provoca escassez de leite e pão e prejudica turismo na Argentina
Livraria da Folha
- Coleção "Biblioteca Valor" explica principais conceitos de economia
- Livro ensina famílias a organizar o orçamento da casa
Especial


avalie fechar
Cada vez que leio essas bobagens, me lembro daquele texto primoroso do Olavo de Carvalho (que quando toma seus remédios pra controlar a sandice, é um pensador muito bom), que diz que a primeira coisa que um cientista faz quando a realidade não corresponde a seu modelo teórico, é negar a realidade e não o modelo. Então, de um ponto de vista pós-moderno, vcs estão absolutamente certos em negar os fatos, afinal cada um vê aquilo que quer. Tenho até uma receita pra vcs:
Quando mostrarem que o Lula tá com aprovação nas alturas, duvidem da validade da pesquisa, afinal ela pode ter sido encomendada pelo PT.
Se o pesquisador não for petista, duvide da qualidade da pesquisa, afinal ele estudou em faculdades repletas de petistas que não sabem fazer conta.
Se a pesquisa for de um organismo idôneo (leia-se não-estatal), duvide da inteligência das pessoas que responderam. Afinal todo mundo é burro, menos eu.
Se as pessoas que responderam tiverem comprovada capacidade intelectual, duvidem que elas estejam falando a verdade. Podem ter sido coagidas a fazê-lo por algum petista.
Se elas não foram coagidas, duvidem que elas existam. Afinal todas as pessoas que vcs conhecem são pessoas de bem, pagam seus impostos religiosamente e odeiam o Lula. Então o pesquisador deve ter visitado uma cadeia, um hospício ou mesmo outro país, mas não o Brasil.
avalie fechar
avalie fechar